Embora sejam comumente associados ao mesmo produto, flyer, folder e folhetos possuem suas peculiaridades e indicações mais adequadas. É importantíssimo saber diferenciar os materiais na hora de finalizar um projeto e, assim, evitar erros de criação e produção. Para ajudar a escolher a peça ideal, montamos um pequeno guia.
Folheto/Panfleto:
A palavra “panfleto” encontra suas raízes no latim “pamphilus” – que eram textos curtos, menores do que livros, que circulavam na Europa Medieval e foram os alicerces da imprensa. Séculos mais tarde, com a possibilidade de produzir materiais impressos em escala maior, os panfletos passaram a designar qualquer texto curto impresso que fosse distribuído em grande quantidade.
Atualmente, o folheto ainda segue esta linha, o termo designa peças curtas, simples e impressas em larga escala. É um material que funciona muito bem para divulgações massivas e que não precisem de tanta personalização. Suas principais vantagens se encontram em seu preço e prazo de produção. Ideal para divulgações mais básicas em eventos como promoções e lançamentos.
Flyer:
O flyer é a evolução do panfleto, originado nas ações publicitárias em grandes centros urbanos que necessitavam de um material rápido e de grande alcance para divulgação de produtos e serviços.
Contudo, é um material mais refinado e personalizado que o folheto e, apesar de serem impressos em larga escala, o papel costuma ser mais nobre e permitir um design personalizado, com mais opções de acabamento. Costumam ser os preferidos de inaugurações imobiliária. As marcas de bebida criam coleções com imagens impactantes e acabamento diferenciados, para distribuição gratuita em bares.
Folder:
O termo vem do inglês “fold”, que significa dobrar. De forma resumida, é um folheto com dobras. É uma peça mais refinada, o que exige maior investimento em design mas amplia as possibilidades criativas e agrega valor ao material.
Tem diversas opções de dobras: sanfona, carteira, até onde a criatividade permitir! Além disso, a gama de acabamentos também é maior e isto possibilita que comunique mais conteúdo, tornando-o ótimo para apresentações corporativas e descrições detalhadas de produtos.
Agora que você conhece a diferença entre os materiais, só falta escolher o mais adequado para o seu projeto!